• Mariana Caroline Pradella

INFERTILIDADE?

Atualizado: 16 de Jul de 2020

Você sabia que a PSICOLOGIA PERINATAL também aborda a questão da INFERTILIDADE?





Vejo ao longo dos anos muitas mulheres e homens com sentimentos de impotência, insegurança, ansiedade e medo totalmente ligados à infertilidade.


O desejo, muitas vezes incontrolável, de provar a maternidade/paternidade levam o casal cada vez mais para o fundo de um abismo de frustrações, em alguns casos até abala o relacionamento pelo fato de um culpar o outro, diretamente ou indiretamente, pela infertilidade.


Algumas pessoas me perguntam: “Mas se eu fizer acompanhamento psicológico com você, é garantia de que vou engravidar?” E minha resposta é sempre: “Não, não é garantia, porém se o seu estado emocional estiver diretamente ligado a sua infertilidade, sim, é possível você engravidar, mas também não é garantia.”


Apesar de ainda gerar opiniões controversas, sabe-se que o estada emocional interfere na capacidade de gestar, e é justamente no estado emocional que o Psicólogo Perinatal vai trabalhar.


Esse é um momento muito importante para procurar um Psicólogo e dividir esse medo, angústia, desespero, culpa... e também oferecer recursos psicológicos aliados à um ambiente acolhedor.




Claro que a infertilidade não será trabalhada apenas na terapia, é um conjunto de trabalho que precisa fluir como uma engrenagem entre psicólogo, médico, relações físicas e psicológicas, clínicas e exames de fertilização, enfim, tudo isso eu explico durante as sessões.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo