• Mariana Caroline Pradella

ONDE VOCÊ TEM INVESTIDO A SUA AUTO ESTIMA?

A auto estima é uma avaliação que temos de nós mesmo. A sociedade em que vivemos se importa em validar tudo para que esse tudo tenha um valor, ou seja, a valorização de um patrimônio, de uma empresa, imóvel, entre outros.

Agora, como é feita essa avaliação sobre nós mesmos? Qual o valor nós damos a nós mesmos? Qual o seu maior valor hoje?


A AUTO ESTIMA é subjetiva, ela precisa ter um valor individual, não tem como o outro te dar esse valor, esse valor tem que partir de você mesmo.

Sabemos que não existe ser humano perfeito, todos temos qualidades, defeitos, disfuncionalidades e, o grande X da questão é aceitar tudo isso, o equilíbrio entre o que temos de bom, o que temos de não tão bom e sermos mutáveis. Como já diria Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”


Uma coisa muito importante para a formação da auto estima é a essência da pessoa, o que aquela pessoa tem na sua índole, tem na sua essência de sentimentos, talentos, criatividade… Invista naquilo que você tem de melhor, se você escreve bem, se interpreta bem, se fala bem, desenha bem, tem um esporte em que é bom, tudo aquilo que fazemos bem, temos orgulho do bom trabalho que realizamos.

A auto estima quando feita em cima dos nossos talentos, da nossa índole, ela é uma construção sólida. Tem muito a ver se temos a sensibilidade de captar o que a pessoa tem de melhor, identificar os seus talentos e não atrapalhar, deixar que isso se desenvolva naturalmente.


Quando a gente fica tentando ser igual ao outro a nossa auto estima fica baixa porque não conseguimos desenvolver certas atividades (e precisamos entender e aceitar isso) e nos sentimos inadequados. A auto estima não se forma e não se suporta em cima de palavras positivas como: “eu vou conseguir”, “agora vai dar certo”, “não posso desistir”, isso não funciona, a única auto estima que funciona é aquela em que eu invisto nos meus alicerces.

Todo mundo tem um dom, todo mundo tem um talento, invista na sua essência.

Então, eu te pergunto novamente: QUAL O SEU MAIOR VALOR HOJE?

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo